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Yoga

Aliando exercícios físicos, técnicas de respiração e meditação, essa prática vem conquistando cada vez mais adeptos que buscam os benefícios do yoga.

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  • Facilitadora: Ana Rodrigues (21)97663-5092
  • No Núcleo Chama Trina

Aliando exercícios físicos, técnicas de respiração e meditação, essa prática vem conquistando cada vez mais adeptos que buscam os benefícios do yoga.

Segundo Patañjali, considerado o pai do yoga por ter sido o primeiro a sistematizar os ensinamentos milenares, existem 8 partes que compõem esse estilo de vida: yamas (ética), niyama (conduta), asana (postura física), pranayama (respiração), pratyhara(abstração dos sentidos), dharana (concentração), dhyana (meditação) e samadhi(plenitude).

Ao viver os 8 componentes, o praticante conseguiria encontrar a verdadeira consciência. Mesmo não seguindo todos, ainda é possível inserir alguns desses conceitos na rotina para favorecer o corpo e a mente! Conheça alguns dos principais benefícios da prática!

Melhora da flexibilidade

Os asanas são as posturas e os exercícios físicos feitos durante a prática de yoga. Eles são responsáveis por trabalhar todas as partes do corpo. Cada postura é pensada de forma a condicionar determinado membro, desde o posicionamento dos dedos, até a inclinação da perna durante outro exercício.

Ao trabalhar todos os músculos e tecidos do corpo, a prática de yoga promove mais flexibilidade. Você já viu fotos de yogis colocando os pés na cabeça ou fazendo aberturas surpreendentes, certo? Isso faz parte de algumas linhas de yoga. O objetivo não é estimular o praticante a exceder seus limites, mas o ganho de flexibilidade acontece de forma natural.

Diminuição do estresse

Quando estamos estressados, é comum que nos peçam para respirar fundo, certo? Isso porque a respiração é responsável por levar oxigênio para todo o corpo, o que ajuda a dar energia para as células e a equilibrar todas as partes.

Aprender a respirar da forma correta, por meio dos pranayamas, é um dos grandes benefícios do yoga. Isso representa não apenas um ganho de saúde para os membros do corpo, mas também promove mais equilíbrio interno e ajuda a reduzir o estresse.

Autoconhecimento

Todas as posturas, exercícios de respiração e práticas de meditação dentro do yoga têm um propósito, nada é feito de forma aleatória. Ao se concentrar em cada execução e prestar atenção ao seu corpo e ao que você sente enquanto pratica, é mais fácil se conhecer melhor e entender mais sobre você mesmo.

A prática contínua de yoga promove o autoconhecimento, que pode ir desde a forma como você entende o funcionamento do seu corpo e seus próprios limites, até a maneira como você lida com determinadas situações e os sentimentos que fazem parte da sua vida.

Ganho de força

A prática de yoga está diretamente relacionada aos conceitos de resistência e resiliência . Algumas posturas, por mais simples que sejam, ajudam a fortalecer os músculos e tonificá-los. A permanência dentro das poses também ajuda a criar resistência mais do que qualquer levantamento de peso sem consciência.

O ganho de força está relacionado não apenas à parte física, mas à mente e às emoções também. Ao se desafiar constantemente com novas posturas, manter o foco durante a prática e exercitar a permanência dentro dos asanas, ganha-se autoconfiança.

Aumento da concentração

Ao contrário de muitas atividades físicas, a prática de yoga é voltada para o momento presente. O praticante é incentivado a manter o foco no corpo durante os asanas, no percurso da respiração durante os pranayamas, no ambiente à sua volta ou na abstração de pensamentos durante a meditação.

Tudo isso ajuda a trazer a mente e as emoções para o momento presente, deixando de lado anseios, planos e inquietações do dia a dia. Após uma prática de yoga, é comum se sentir mais produtivo, uma vez que é possível se concentrar em uma tarefa de cada vez, executando tudo com mais qualidade e consciência integral.

Como você viu, os benefícios do yoga vão muito além do físico. Eles são responsáveis por promover a sensação de bem-estar diariamente, o que significa mais qualidade de vida a curto, médio e longo prazo.

A ioga é um conjunto de exercícios físicos e de respiração; seus ensinamentos fazem parte de religiões da Índia.

Não se sabe exatamente quando surgiu; a versão mais aceita diz que nasceu há mais de 7.000 anos.

A tradição, as lendas e mesmo as Escrituras declaram que o Yôga foi criado por Shiva, que na tradição hindu era uma divindade conhecida como o destruidor, que destrói para construir algo novo, motivo pelo qual muitos o chamam de “renovador” ou “transformador”. 

Só não confessam que Shiva era drávida. Povo que viveu no noroeste da Índia, hoje Paquistão, há mais de 5.000 anos. No entanto, chama-nos a atenção um pormenor artístico. Em todas as pinturas, Shiva é representado com a pele mais escura que os demais. As pessoas que aparecem naquelas representações pictóricas têm a tez clara, porém o criador do Yôga é retratado com a cor violeta. 

Isso é bastante revelador, uma vez que os drávidas eram bem morenos, tinham olhos negros e cabelos negros, enquanto que os arianos eram originalmente louros, de pele e olhos claros. 

Depois, com 3.500 anos de cruzamentos raciais, deixaram de sê-lo. Hoje podemos encontrar saddhus homens sagrados que optaram por abdicar da vida material, renunciaram a suas castas e passaram a dedicar-se à busca da iluminação espiritual nas montanhas, que cobrem com cinzas sua pele escura e ficam com a mesma cor violeta atribuída ao criador do Yôga.

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