Atividades | Terapias Integrativas | Constelações Familiares

Constelações Familiares

Compreenda os processos familiares problemáticos que estão contribuindo para a sua dor e liberte-se deles, alcançando a paz interior.

  • Quintas, às 18h
    Mediante agendamento
  • Consulte qual o valor de troca
  • Facilitadora: Teresa Batista
  • No Núcleo Chama Trina

Constelações Familiares é um método desenvolvido pelo psicoterapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger a partir de observações empíricas, fundamentadas em diversas formas de psicoterapia familiar, dos padrões de comportamento que se repetem nas famílias e grupos familiares ao longo de gerações.

Como funciona?

É uma terapia familiar sistêmica que trata de averiguar se no sistema familiar ampliado existe alguém que esteja emaranhado nos destinos de membros anteriores dessa família.

Trazendo-se à luz os emaranhamentos, a pessoa consegue se libertar mais facilmente deles.

O que são emaranhamentos?

Emaranhamento significa que alguém na família retoma e revive inconscientemente o destino de um familiar que viveu antes dele.

Consciência de Clã ou Consciência Arcaica

Bert Hellinger, psicoterapeuta e filósofo alemão criador da técnica apontou que existe uma consciência de grupo que influencia todos os membros do sistema familiar, assinalou também como estamos entrelaçados aos destinos de nosso “clã” em um nível muito profundo e inconsciente e quais as forças de atuação que as relações com nossos pais, irmãos, avós, tios e tias podem revelar.

Nas Constelações Familiares são retratadas imagens de famílias através dos representantes escolhidos.

Durante o processo de uma Constelação se forma um campo, no qual os representantes experimentam sentimentos e atitudes das pessoas que representam.

Numa Constelação Familiar a mudança de atitude por parte do cliente pode reordenar esse campo, o que é vivenciado como algo que tem um efeito curador.

O principal fundamento da Constelação Familiar é a visão de que o amor é a base fundamental do funcionamento de uma família. Qualquer acontecimento que está gerando conflitos, injustiças, retaliações, exclusão de algum dos membros da família interrompe o fluxo do amor e fica inscrito na alma da família, sendo somatizado pelos seus descendentes que, inconscientemente, se manifestarão, no presente momento, através de doenças psicossomáticas, depressão, conflitos de relacionamento entre pais e filhos, conflitos conjugais, drogadicção, suicídios, rejeição, doenças graves, etc.

A Terapia acontece com a reunião do cliente, do terapeuta e de participantes (que serão convidados a representar os membros da família do cliente).

  • Bert Hellinger, o criador da técnica

Bert Hellinger é um alemão criado por uma família que não participava da crença nas distorções do nacional-socialismo. Aos 17 anos tornou-se soldado e viveu as realidades da guerra, da prisão, da derrota e do confinamento num campo de prisioneiros da Bélgica. Aos 20 anos, após ser libertado, entrou para uma ordem religiosa católica, pois desde criança queria ser padre.

Passou dezesseis anos na África do Sul como missionário junto aos zulus, que também moldaram profundamente seu trabalho posterior. Lá dirigiu uma grande escola, lecionou e aturou como pároco ao mesmo tempo. Aprendeu a língua zulu e ensinava e pregava junto àquele povo percebendo a sua dignidade cortês. Nesse tempo participou de um curso inter-racial e ecumênico de dinâmica de grupo, promovido pelo clero anglicano, que incitou sua preocupação fundamental com o ser humano.

Deixou a ordem católica após 25 anos, pois percebeu que ser padre já não era uma expressão apropriada de sua evolução interior. Voltou à Alemanha e iniciou os cursos que influenciaram seu trabalho, como a Psicanálise, o Primal Scream, Gestalt Terapia, Análise Transacional, Terapia Familiar, PNL, etc.. A integração de elementos diversos e os trabalhos empíricos, bem como sua insistência em ver o que é em vez de aceitar cegamente o que se ouve, combinada com a confiança leal e inabalável na própria alma, constitui a base em que se apoia a obra de Hellinger. 

Outras terapias

Cura Arcturiana

  • sextas à 14h, mediante agendamento
  • Consulte o valor de troca
  • Terapeuta Vera Assis
mestres fraternidade branca

Florais de Bach
e Saint Germain

  • quartas, às 14h, mediante inscrição
  • Consulte o valor de troca com a terapeuta
    (Patrícia 21 99149-1911)
Saint-Germain-Ascended-Master-1500x580

Cristais

  • sextas, às 14h, mediante agendamento
  • Consulte o valor de troca